quarta-feira, 8 de junho de 2011

Carta sobre o Cavaleiro da Dinamarca

Florença, 30 de Maio 1409
 Olá querida família:
         Venho por este meio comunicar que estou com muitas saudades vossas e que estarei, em casa, a tempo de passar o próximo Natal convosco.
Consegui cumprir o objectivo da minha peregrinação e passei o Natal na gruta onde Jesus nasceu.
         Em Jerusalém, rezei toda a noite no lugar onde a Virgem, o boi, o burro, os pastores, os Reis Magos e os Anjos tinham adorado a criança acabada de nascer.
         Então, no porto de Jafa, fomos assaltados por uma enorme tempestade, apanhei um susto tremendo. Mas tudo se resolveu, pois, passados cinco dias, o vento acalmou.
        Foi também em Jafa que conheci um Mercador que me convidou para ir com ele para Veneza e aceitei o convite… Fiquei hospedado no seu palácio e ele em minha honra aumentou as festas e os divertimentos.
        Passei por Ferrara e Bolonha e vi as altas torres de São Giminiano.
        Cheguei a Florença no início de Maio. Atravessei a velha ponte sobre o rio, a ponte ladeada de pequenas lojas onde se vendiam coiros, colares de colar, armas…
         Ontem, em casa do banqueiro Averardo, onde estou hospedado, durante o jantar, ouvi falar sobre os movimentos do Sol e da Lua, os mistérios do céu e da Terra, sobre poesia, música, astronomia… Fiquei impressionado, parecia que toda a sabedoria do mundo estava reunida naquela sala!
          Por agora é tudo, já só tenho em mente regressar a casa. Espero que nos encontremos em breve.
         Um abraço e fiquem bem.


Cavaleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário